CONTEXTO DO ‘COMTEXTO’


Bem-vindos ao Comtexto! Esse perfil reunirá textos, apontamentos e reflexões sobre aquelas coisas que mais amamos. Afinal, acreditamos que “People love what other people are passionate about”. Desculpem-me pelo trocadilho ruim, mas para nosso primeiro post, aqui vai um pouquinho sobre o contexto que envolve o Comtexto:

Uma vez, enquanto entrava na sala de redação, deparei-me com uma frase que estampava a lousa: “É muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu”. Aquilo ficou na minha cabeça. Sempre fui a pessoa que escrevia por prazer, lia por livre e espontânea vontade e tinha pensamentos peculiares.

Mais tarde, então, descobri de onde vinha aquela frase que me parecia tão filosófica. Dentre centenas de filósofos relativistas que amariam a afirmação, o dono da citação não era ninguém mais, ninguém menos, que John Green em “Tartarugas Até Lá Embaixo”. Mas nem só de baixa literatura vive o homem, certo? São Tomás de Aquino também faz um apontamento sobre amizades que resume bem a questão: “Idem velle, et idem nolle” — ser amigo quer dizer recusar e desejar as mesmas coisas.

Acontece que, às vezes, fica meio complicado encontrar esses amigos. Isso se estende dos valores mais profundos às mais diversas amenidades — em diferentes níveis, é claro, não me interpretem mal! Mas quem nunca ficou morrendo de vontade de conversar sobre aquele assunto, contar sobre aquele filme ou comentar aquele livro que mais ninguém leu? São esse momentos que inspiraram a criação desse almananque, jornal, ou seja lá o que estivermos construindo por aqui…

Essas coisinhas que integram a gente, quando bem compartilhadas, fazem uma reviravolta. A chance de cada vez mais compartilhá-las é simplesmente maravilhosa! Foi com essa ideia que, juntos, eu – a Laura (oi!) – e os incríveis Ana Júlia, Gi, Mariano e Matheus decidimos criar esse espaço. Um lugar pra distribuir nossas ideias e escrever sobre o que a gente tanto ama. De séries e filmes àqueles pensamentos aleatórios que todo mundo tem; de dicas acadêmicas a eventuais análises, passando da cultura à opinião. O que queremos construir é uma espécie de almanaque. Ou… para quem ainda aceita uma metáfora, um arquipélago — o conjunto diverso e complexo das ilhinhas que somos individualmente. 

Assim, nós cinco nos juntamos para criar o Comtexto. É claro que, como pessoas completamente diversas, nossa intenção é nunca ceder à uniformidade ou a um formato engessado que só nos permita abordar certos assuntos — às vezes, os melhores apontamentos chegam sem contexto mesmo! Quem nunca narrou a criação de um perfil do Insta a partir de uma frase do John Green e desembocou em Tomás de Aquino?

Bom, de qualquer modo, agora começam os jogos! Que a gente possa se conhecer e compartilhar, cada vez mais, das coisinhas que tanto amamos!

Leave A Comment